Beethoven chamava-o “pai da harmonia”. Para Robert Schumann, ele era “uma fonte inesgotável de novas ideias”. E no, recentíssimo, século passado, Paul Hindemith declarou: “Qualquer músico, mesmo o mais talentoso, já de saída fica atrás de Bach.”
Bach tinha um verdadeiro fascínio pelas fugas, essa forma musical tão exigente, baseada na aparição sucessiva de um mesmo tema em cada uma das várias partes ou vozes, combinadas em contraponto. Bach dominava as complexidades da composição de fugas como nenhum outro compositor e estava em vias de preparar uma grandiosa coleção de trabalhos desse tipo, A Arte da Fuga, quando morreu, em 28 de julho de 1750. Um obituário, seis dias depois, concluía: “A perda desse homem de habilidade incomum será incomumente pranteada por todos os verdadeiros conhecedores de música.”
Talvez o aspecto mais extraordinário da carreira de Bach tenha sido a ausência de glórias. Para todos os efeitos, ele foi um artesão musical provinciano que passou toda sua vida numa pequena região da Alemanha, produzindo a música que dele se esperava. Não usufruiu nem de uma pequena parte da fama e dos triunfos públicos que Handel, seu renomado contemporâneo, desfrutava na Inglaterra; mesmo na Alemanha, sua popularidade foi eclipsada por vários outros compositores.
Somente três séculos depois de seu nascimento, a vitalidade, a profundidade de expressão e a magnífica arquitetura de sua música seriam reconhecidas, para assegurar-lhe o lugar na galeria dos gênios da humanidade.
Fonte: Encarte do cd.
.oOo.
Coleção Grandes Compositores 05/33: Bach
DISCO A
Suíte Nº 3 em Ré para Orquestra, BWV 1068
01. Abertura (7:41)
02. Aria (7:08)
03. Gavotte I-II (3:34)
04. Bourré (1:12)
05. Gigue (2:45)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Sir Neville Marriner
Capricho em Si Bemol (Por Ocasião da Partida de um Irmão Querido), BWV 992
06. Ariosto: Adágio (2:25)
07. (1:56)
08. Adagíssimo (2:53)
09. (1:00)
10. Aria di postiglione: Allegro poco (1:52)
11. Fuga all’imitazione della cornetta di postiglione (2:27)
Gustav Leonhardt, cravo
Concerto de Brandenburgo Nº 3 em Sol, BWV 1048
12. (6:09)
13. Adágio (BWV 1019a) (1:42)
14. Allegro (5:37)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Sir Neville Marriner
Adágio para a Sinfonia do Oratório de Páscoa, BWV 249
15. Adágio (4:13)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Heinz Holliger, oboé e regência
Concerto para Oboé e Violino em Dó Menor, BWV 1060
16. Allegro (4:49)
17. Adágio (5:20)
18. Allegro (3:41)
Gidon Kremer, violino
Academia St. Martin-in-the-Fields, Heinz Holliger, oboé e regência
DISCO B
Prelúdio e Fuga em Dó (Livro I de O Cravo Bem-Temperado), BWV 846
01. (4:10)
Kenneth Gilbert, cravo
Prelúdio e Fuga em Dó Menor (Livro I de O Cravo Bem-Temperado), BWV 847
02. (3:29)
Kenneth Gilbert, cravo
Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, BWV 1043
03. Vivace (3:39)
04. Largo ma non tanto (6:32)
05. Allegro (4:31)
Simon Standage, Elizabeth Wilcock, violinos
English Concert, Trevor Pinnock, cravo e regência
Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565
09. (8:45)
Karl Richter, órgão
Concerto para Quatro Pianos e Cordas em Lá Menor, BWV 1065
10. (4:31)
11. Largo (2:52)
12. Allegro (3:51)
Justus Frantz, Gerhard Oppitz, Helmut Schmidt, pianos
Orquestra Filarmônica de Hamburgo, Cristoph Eschenbach, piano e regência
Chacona da Partita Nº 2 em Ré Menor, BWV 1004
13. (13:48)
Nathan Milstein, violino
DOWNLOAD (DOIS DISCOS):
http://rapidshare.com/files/390293943/MS_-_Grandes_Compositores_05_-_Bach.rar
Marcelo Stravinsky
Extraído do Blog: P. Q. P. Bach
Bach tinha um verdadeiro fascínio pelas fugas, essa forma musical tão exigente, baseada na aparição sucessiva de um mesmo tema em cada uma das várias partes ou vozes, combinadas em contraponto. Bach dominava as complexidades da composição de fugas como nenhum outro compositor e estava em vias de preparar uma grandiosa coleção de trabalhos desse tipo, A Arte da Fuga, quando morreu, em 28 de julho de 1750. Um obituário, seis dias depois, concluía: “A perda desse homem de habilidade incomum será incomumente pranteada por todos os verdadeiros conhecedores de música.”
Talvez o aspecto mais extraordinário da carreira de Bach tenha sido a ausência de glórias. Para todos os efeitos, ele foi um artesão musical provinciano que passou toda sua vida numa pequena região da Alemanha, produzindo a música que dele se esperava. Não usufruiu nem de uma pequena parte da fama e dos triunfos públicos que Handel, seu renomado contemporâneo, desfrutava na Inglaterra; mesmo na Alemanha, sua popularidade foi eclipsada por vários outros compositores.
Somente três séculos depois de seu nascimento, a vitalidade, a profundidade de expressão e a magnífica arquitetura de sua música seriam reconhecidas, para assegurar-lhe o lugar na galeria dos gênios da humanidade.
Fonte: Encarte do cd.
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Coleção Grandes Compositores 05/33: Bach
DISCO A
Suíte Nº 3 em Ré para Orquestra, BWV 1068
01. Abertura (7:41)
02. Aria (7:08)
03. Gavotte I-II (3:34)
04. Bourré (1:12)
05. Gigue (2:45)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Sir Neville Marriner
Capricho em Si Bemol (Por Ocasião da Partida de um Irmão Querido), BWV 992
06. Ariosto: Adágio (2:25)
07. (1:56)
08. Adagíssimo (2:53)
09. (1:00)
10. Aria di postiglione: Allegro poco (1:52)
11. Fuga all’imitazione della cornetta di postiglione (2:27)
Gustav Leonhardt, cravo
Concerto de Brandenburgo Nº 3 em Sol, BWV 1048
12. (6:09)
13. Adágio (BWV 1019a) (1:42)
14. Allegro (5:37)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Sir Neville Marriner
Adágio para a Sinfonia do Oratório de Páscoa, BWV 249
15. Adágio (4:13)
Academia St. Martin-in-the-Fields, Heinz Holliger, oboé e regência
Concerto para Oboé e Violino em Dó Menor, BWV 1060
16. Allegro (4:49)
17. Adágio (5:20)
18. Allegro (3:41)
Gidon Kremer, violino
Academia St. Martin-in-the-Fields, Heinz Holliger, oboé e regência
DISCO B
Prelúdio e Fuga em Dó (Livro I de O Cravo Bem-Temperado), BWV 846
01. (4:10)
Kenneth Gilbert, cravo
Prelúdio e Fuga em Dó Menor (Livro I de O Cravo Bem-Temperado), BWV 847
02. (3:29)
Kenneth Gilbert, cravo
Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, BWV 1043
03. Vivace (3:39)
04. Largo ma non tanto (6:32)
05. Allegro (4:31)
Simon Standage, Elizabeth Wilcock, violinos
English Concert, Trevor Pinnock, cravo e regência
Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565
09. (8:45)
Karl Richter, órgão
Concerto para Quatro Pianos e Cordas em Lá Menor, BWV 1065
10. (4:31)
11. Largo (2:52)
12. Allegro (3:51)
Justus Frantz, Gerhard Oppitz, Helmut Schmidt, pianos
Orquestra Filarmônica de Hamburgo, Cristoph Eschenbach, piano e regência
Chacona da Partita Nº 2 em Ré Menor, BWV 1004
13. (13:48)
Nathan Milstein, violino
DOWNLOAD (DOIS DISCOS):
http://rapidshare.com/files/390293943/MS_-_Grandes_Compositores_05_-_Bach.rar
Marcelo Stravinsky
Extraído do Blog: P. Q. P. Bach
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