quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

50 anos da revolução cubana

(foto sem crédito)

Leio o texto do poeta Emerson Araújo sobre Cuba para o amigo tarântula M. de Moura Filho, que sempre foi contrário a todo tipo de ditadura, conforme a de Fidel Castro, que desafiou o imperialismo capitalista dos Estados Unidos, americanos que financiam todas as armas e pensamento que destroem hoje a Palestina através do terror israelita.

Escreve assim o poeta Emerson Araújo:

Cuba siempre! (II)

Meu caro M. de Moura Filho,

Eu vejo sim a revolução cubana nos índices de educação acima de todas as médias dos países capitalistas.Na saúde emprestando aos países de terceiro mundo e outros a experiência do médico da família.Eu vejo, também, na adoção do povo cubano pelo comunismo como opção de escolha.Respeito tua posição de ser contra, mas estou ao lado da maioria do povo cubano e não de minoria que perdeu os privilégios e mania de transformar Cuba e outros países latinos ou não em gueto do Tio Sam.Um abração!
Conclui o poeta com o poema:

RESPONDE TU...
Tradução de Gilfrancisco Santos
Tú, que partiste de Cuba,
responde tu,
onde acharás verde e verde,
azul e azul,
palma e palma sob o céu ?
Responde tu.
Tu, que tua língua esqueceste,
responde tu,
e em língua estranha mastigaso güel e o yu,
como viver podes mudo ?
Responde tu.
Tu, que deixaste a terra,
responde tu,
onde teu pai repousasob uma cruz,
onde deixarás teus ossos ?
Responde tu.
Ah infeliz, responde,responde tu,
onde acharás verde e verde,
azul e azul,palma e palma sob o céu ?
Responde tu.
(Nicolas Guillén – poeta Cubano)

Vejo que o Emerson LEMBRA, para todos que vivem fora de Cuba, que o governo ditatorial de Fidel Castro concentrou todos os esforços governamentais para desenvolver duas áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente humana: A EDUCAÇÃO E A SAÚDE. É um fato que o mundo todo reconhece. O ditador Fidel Castro transformou essas duas áreas sociais em Cuba, fazendo com que o país se tornasse referência, modelo como se deve cuidar da educação e a saúde de um país. E não é maquiando a realidade não, como fazem nossos governantes brasileiros com a boca adoçada de democracia e dinheiro público jogado na mídia propagandística para se CONSERVAREM DEMOCRATICAMENTE no poder.
Nunca fui a favor de ditadura, nem nunca simpatizei com Fidel ou Che Guevara, mas reconheço historicamente o papel que esses personagens tiveram ao desafiar a prepotência do modelo padrão econômico e social no ocidente.

2 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EMERSON ARAÚJO disse...

Meu caro poeta, F Wilson, a tua análise é menos emocional que a do meu amigo M. de Moura Filho. Talvez por você ser poeta, ele não. Não quero discutir filosoficamente/semanticamente a palavra "ditadura". Mas vamos lá: não seria "ditadura" não colocar a verdade sobre a atuação da intelectualidade (pouca por sinal) de direita em Cuba? Estes "senhores" sempre se posicionaram contra o regime cubano. Eles são, na sua grande maioria, filhos de antigos oligarcas de Cuba que perderam privilégios e que não quiseram suportar as nuances do embargo econômico imposto ao povo de Cuba pela canalha nazista que, hoje, patrocina o terror judeu no oriente médio. Isso pra mim é cegueira mesmo, mas respeito o meu bom amigo, M. de Moura Filho. Não é Cuba que vai nos separar. Abração poeta!