quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Charles Bukowski

Charles Bukowski - caricatura de J Bosco)
Cartas na Rua

A temporada de chuvas começou. A maior parte do dinheiro era consumida em bebidas, e por isso meus sapatos tinham furos nas solas e minha capa de chuva estava rasgada e velha. Em qualquer chuvarada mais forte eu me molhava pra valer: ficava com as cuecas e as meias empapadas de água. 
(...)
Quando as suas cuecas molham, deslizam e deslizam bunda abaixo, um aro molhado, seguro apenas pelo cavalo das calças. A chuva borrava os endereços de algumas cartas, o cigarro não ficava aceso. Você  tinha de ficar remexendo continuamente as revistas no fundo do malote. Era só o começo, e eu já estava cansado. Meus sapatos tinham virado uma torta de lama e pareciam botas. A cada dois passos, eu pisava em algo escorregadio e quase ia pro chão.
 Uma porta se abriu, e uma mulher idosa perguntou aquilo que perguntavam cem vezes ao dia:
-- Onde está o carteiro de sempre?
-- Dona, por favor, como vou saber?  Como posso saber? Eu estou aqui, e ele está em outro lugar!
-- Ah, você é bem valentão!
-- Valentão?
-- É.
Ri e pus uma carta empapade de chuva na sua mão. Toquei pra seguinte. Quem sabe lá em cima será melhor, pensei.
Uma outra tia, querendo ser gentil, me convidou:
-- Você não gostaria de entrar, tomar uma xícara de chá e secar as roupas?
-- Dona, não percebe que não temos tempo sequer pra segurar as cuecas?
-- Segurar as cuecas?
-- Sim, SEGURAR AS CUECAS! - berrei, e sumi de baixo de uma cortina de água.
(...)
Chegou um momento em que eu estava tão molhado que pensei que estivesse me afogando. Havia uma varanda resguardada, fiquei lá e dei um jeito de acender um cigarro. Tinha dado umas três tragadas quando ouvi a voz de uma velhinha bem atrás de mim:
-- Carteiro! Carteiro!
-- Sim, vovó? -- Perguntei.
-- Sua correspondência está se molhando!
Olhei pra mala, e , com toda razão, eu tinha deixado a tampa de couro aberta. Algumas gotas tinham caído de um buraco do teto. 
(...)


Charles Bukowski: "Cartas na Rua"


Nenhum comentário: