(John Dewey: imagem - google)
John Dewey e a "Teoria do Conhecimento"
O filósofo americano John Dewey (1859 – 1952) dedicou sua vida de operário na construção de uma ponte viva entre a teoria e a prática. Em a “Teoria do Conhecimento”, Dewey, mais do que um recado, procura alertar os educadores das condições mínimas que ele deve ter com o compromisso fundamental de ensinar. Aí envolve competências profissionais para o exercício da profissão:
a) questionamento entre mente e mundo; Pensamento e ação;
Ampliando o pensamento de Dewey, um filósofo suíço, contemporâneo nosso, Philippe Perrenoud, amolece-nos vários pontos de interrogação:
* “As finalidades do sistema educacional não podem ser dissociadas tão facilmente. Não privilegiamos a mesma figura do professor se desejamos uma escola que desenvolva:
A autonomia ou o conformismo
A abertura ao mundo ou o nacionalismo
A tolerância ou o desprezo por outras culturas
O gosto pelo risco intelectual ou a busca de certezas
O espírito de pesquisa ou o dogmatismo
O senso de cooperação ou o de competição
A solidariedade ou o individualismo.”
* As Competências Para Ensinar na Século XXI - A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação - Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. Paginas: 14/15.
* As Competências Para Ensinar na Século XXI - A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação - Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. Paginas: 14/15.
F wilson
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