domingo, 15 de agosto de 2010

A arte do cartum




(caricatura de Ricardo Soares)

O amigo Leonam, no blog "Vida Noves Fora Zero",sugere aos leitores visita ao blog do cartunista Ricardo Soares.  Eu que sou apaixonado pela arte da caricatura, me encantei, mas também fiquei revoltado, tardiamente, pela atitude ditatorial do prefeito de Teresina, que deixou o cargo para se candidatar a governador desse estado aflito.
Só agora lamento não ter visitado as ricas estantes artísticas que sempre frequentava todos os anos, e que ano passado não visitei, nem este ano de conquistas. Neste ano visto no mês de junho. 
Mas nunca é tarde para mostrar a cara dos gestores que não se importam com o espírito da arte, interpretada como finalidade da educação voltada para a reflexão e para a crítica social.
Basta um livre olhar de qualquer pessoa crítica para se deixar atrair pelos traços inteligentes do cartunista.  



"O Albert, presidente do Salão Intern. De Humor do Piaui ajudando na montagem da minha exposição após atitude inexplicável do prefeito de Teresina de mandar retirar e apreender a mesma exposição que havia sido montada na avenida principal da cidade.". (Comentário do artista).
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Repressão à expressão artística!...
(Caricatura do insuperável escritor irlandês James Joyce)

(o cartunista Ricardo Soares)
"Foi grande a minha surpresa ao desembarcar em Teresina para acompanhar minha exposição, no 26 Salão Internacional de Humor do Piaui! O prefeito Silvio Mendes numa atitude arbitrária e inexplicável mandou recolher minha exposição juntamente com a exposição de outros artistas que tiveram assim como eu suas obras danificadas pois a equipe designada para recolher não tinha o menor preparo para esse serviço! Passamos dois tentando reaver as obras para retomar a exposição em outro local, o que só aconteceu nos últimos dias do salão onde tivemos que arregaçar as mangas e montar tudo novamente, mesmo faltando obras e com algumas danificadas. A recompensa foi ver a grande visitação do povo maravilhoso de Teresina que curte tanto a arte, arte que acontece o tempo todo enquanto dura o salão, com muita música folclórica, grupos de rock, performances e apresntações teatrais, viva Teresina! O post acima é das obras encostadas nas grades do teatro 4 de setembro após a devolução e as próximas são da exposição remontada.".

*Texto em aspas extraído do blog do artista Ricardo Soares

Nenhum comentário: